segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Chamada de artigos para o n.º 12

NOVAS DATAS
Envio de resumos/propostas até 31 de Dezembro de 2016
Envio de textos até 28 de Fevereiro de 2017
Línguas: português e castelhano
Email: leonor(ponto)areal4(arroba)gmail(ponto)com

Tema: Neo-realismo no cinema

O Neo-realismo no cinema é sobretudo conotado com o cinema italiano do pós-guerra e com diversos autores que, todavia, nos anos 50 começam a divergir das tendências iniciais, definidas essencialmente como um humanismo atento às realidades sociais. As sementes deste movimento, que se tornou de sucesso internacional, medraram noutros países que receberam essa proposta de cinema como modelo, influência e estímulo. Assim nasceram correntes neo-realistas peculiares em países latinos de regime autoritário, como Espanha, Portugal, Brasil e outros hispano-americanos, conjunto que aqui delimita um circuito de intercâmbios linguísticos, culturais e artísticos que será interessante relacionar. A tendência realista dos anos 50 perdura ainda nos cinemas novos dos anos 60, mesmo quando se revela como divergência estética, o que nos abre uma maior latitude nesta abordagem.

Sugestões temáticas

Âmbito:

Neo-realismo no cinema português, italiano, espanhol, brasileiro e hispano-americano
Neo-realismo e novos-cinemas
Relações entre o cinema, a literatura e outras artes
Contextos geracionais e políticos

Abordagens:
  • estudo de autores e obras cinematográficas
  • adaptação de obras literárias
  • influências do neo-realismo literário no Novo Cinema português
  • correntes no cinema dos anos 50 e 60
  • representações culturais e sociais
  • temáticas recorrentes
  • (pescadores, camponeses, operários, subúrbios, marginalidade, circo, etc.)
  • outros realismos, influências e heranças
  • circulação de ideias estéticas
  • modos de criação e produção
  • continuidades e rupturas
  • projectos não-realizados (de escritores e cineastas)
  • análise comparada
  • teoria do cinema e releitura de obras
  • recepção e crítica
  • revistas cinematográficas e público
  • melodrama e realismo
  • ideologia e política
  • identidade cultural e nacional
  • realismo e etnografia
  • movimento cineclubista
  • festivais de cinema
  • cinema militante
  • censura
  • documentário
  • fotografia
  • etc.

Director: Vítor Pena Viçoso
Director-adjunto: António Mota Redol
Coordenação do nº 12: Leonor Areal
Propriedade e Administração: Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo