Nos últimos cerca de quinze anos, tem vindo a tornar¬ se mais intensa e consistente a investigação sobre o teatro criado no universo do Neo- Realismo português, nas vertentes da escrita e da prática performativa, compreendendo os seus mais assumidos representantes e outros que, não se reconhecendo como tal, evidenciaram essa influência nas suas criações artísticas. Disso mesmo são sintomáticos o volume e a diversidade de dissertações de mestrado e de teses de doutoramento disponíveis nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (cf. www.rcaap.pt), bem como, por exemplo, o surpreendente levantamento de estudos publicados no Brasil, apresentado por António Mota Redol, o qual, incidindo apenas em literatura, inclui um significativo conjunto de trabalhos sobre teatro (Nova Síntese, 2013, p. 117-275), ou, ainda, o extenso número de entradas sobre espetáculos criados na esfera neo-realista disponível na CETBase – Teatro em Portugal, a maior base de dados nacional sobre teatro, disponível on line, com coordenação científica de Maria Helena Serôdio (http:// ww3.fl.ul.pt/CETbase/). Igualmente relevante tem sido a crescente consideração dos percursos teatrais de vários neo¬ realistas no âmbito da atividade do Museu do Neo-Realismo e da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo, em ambos os casos conferindo¬ lhes visibilidade em exposições, publicações e eventos de divulgação científica, nacionais e internacionais, de que vêm sendo organizadores ou parceiros. [da Apresentação]
Índice:
1. O Neo-Realismo no TeatroApresentação
Miguel Falcão
1.1 Enquadramentos e dramaturgia
Para o enquadramento do teatro neo-realista: Um “programa”, sucessivamente revisto, desde a Vértice
Miguel Falcão
A figuração do feminino no teatro de Alves Redol
Maria Helena Serôdio
Da Academia Almadense aos palcos do mundo: A dramaturgia de Romeu Correia
Sebastiana Fadda
Abordagem à obra dramatúrgica de Romeu Correia
Edite Condeixa
Bonecos, Bonecreiros, Artistas Ambulantes e Heróis Irreverentes em Roberta de Romeu Correia
Catarina Firmo
Entre Deve e Haver e A Salva de Prata: Abordagem biobibliográfica e breve incursão no teatro de Sidónio Muralha (1920-1982)
José Raimundo Noras
O Punho, Uma Terra e Duas Mães: A denúncia social de Bernardo Santareno no pós-Revolução dos Cravos
Fernanda Verdasca Botton
O teatro comprometido de Miguel Franco: Homens sem medo não morrem
Flavio Botton
Identidade cultural e as alegorias do histórico numa visão brechtiana (em torno da obra de Luís de Sttau Monteiro)
Domingos Lobo
António Joaquim da Costa Ferreira (1918-1997)
Carmen Dolores
Texto dramático e literatura neo-realista para crianças
Violante F. Magalhães
1.2 “Palcos” cativados
Teatro de Estudantes, Teatro do Povo e Educação Pela Arte: A experiência coimbrã de Arquimedes da Silva Santos
António Pedro Pita
O Neo-Realismo no teatro de amadores
António Gomes Marques
A Força do Povo que nasceu em Alenquer
José Rogeiro
Nas águas do Neo-Realismo
Deolindo Pessoa
Voltar aos neo-realistas na era do vazio
João Santos Lopes
Afinal o Charló era eu!
Rodrigo Francisco
Teatro radiofónico – um género com muitos aspetos: O caso das obras neo-realistas
Rogério Santos
1.3 Texto dramático inédito
Fernando Piteira Santos, historiador e activista
Sidónio Muralha
2. No centenário do nascimento de Fernando Piteira Santos (2018) Fernando Piteira Santos, historiador e activista
António Mota Redol
3. Neo-Realismo e Artes Visuais
Ainda sobre a “Fase Negra” (1942-45) de Manuel Filipe
João Archer de Carvalho
4. Imprensa Regional e Neo-Realismo
Ecos de Alenquer e Jornal de Alenquer: «a luta a favor dos outros»
José Rogeiro
5. Actividades da Associação Promotora do Museu
do Neo-Realismo
Detalhes:
Ano: 2018Capa: capa mole
Tipo: Revista
N. páginas: 492
Formato: 23x16
ISSN: 1646-5989
http://www.edi-colibri.pt/Detalhes.aspx?ItemID=2294